domingo, 12 de fevereiro de 2012

Homenagem a Charles Robert Darwin (1809 - 1882)



Reuní opiniões de algumas pessoas a respeito de Charles Darwin e sua teoria da Evolução das Espécies. Uma forma de homenagear esse ilustre naturalista. Charles Darwin não só entendeu como o evolucionismo funciona, como teve a coragem de mostra-lo para todas as pessoas, mesmo com todos os dogmas presentes na sua época (que existem até hoje).
Na minha opinião, é de um mal gosto tremendo quem, em pleno século 21, ainda pensa que é uma teoria sem fundamento e que nosso ancestral comum é Adão.
A evolução é algo evidente, totalmente perceptível e, muitas vezes, nem precisa de uma análise profunda para poder enxergá-la.
É uma obra majestosa e surpreendente da natureza, gracioso e elegante. Organizado e desorganizado simultaneamente.
Abaixo, as opiniões de algumas pessoas sobre o tema:


"Parabéns não somente a Darwin, mas também a todos que mantém viva a sua memória. A todos que pesquisam seja na área da própria biologia, genética, embriologia ou paleontologia e seguem com o legado desse gênio curioso que nos deu uma nova perspectiva do mundo em que vivemos, de quem somos e qual o nosso lugar na terra. Parabéns à memória de uma pessoa que dedicou sua vida ao conhecimento científico, às perguntas e principalmente, às respostas.
Darwin 203 anos."
Vitor Matos, biólogo.


(complemento do comentário acima)
"Vitor, eu adicionaria Geologia e Astrofísica. Porque as descobertas dessas duas ciências batem e validam ainda mais a evolução, de formas que talvez nem o próprio Darwin seria capaz de imaginar. Por exemplo, a camada de irídio que separa os fósseis de dinossauros indica o choque com um asteróide de grandes proporções (eventualmente a cratera foi localizada no Golfo do México), e a Geologia mostra que espécies semelhantes existiam em lugares que hoje estão distantes devido à deriva continental, mas que há centenas de milhões de anos estavam unidos. Quem quiser brigar contra a Evolução não percebe que compra briga contra Astrofísica, Geologia, Física Nuclear (datação por Carbono), enfim, acho que o próprio Darwin ficaria atônito em saber que o alcance de sua descoberta passa até da Biologia e afeta muitas outras ciências."
Marco Sangali.


"Eu apenas acredito que a vida e a natureza existem em harmonia entre si. Tudo na natureza acontece ou por conveniencia de condições, ou adaptações naturais ou evoluem pq as condições mundanas estimulam assim, ou o inverso, evoluem para se adaptarem as mudanças globais, mudanças globais nao digo apenas as mais citadas na atualizade (aquecimento, impacto humano, etc)."
Teísta anônimo.

"Eu acho que hoje em dia muitos confundem evolução com melhoria na espécie ou raça, o que não é verdade, o que ocorre são mudanças aleatórias nos organismos vivos, e essas alterações que melhor se adaptarem ao meio ambiente perduraram, isso também é conhecido como seleção natural."
Chico Davoli.

"Ao longo do tempo, a humanidade teve de suportar dois grandes golpes em sua autoestima. O primeiro foi constatar que a Terra não é o centro do universo. O segundo ocorreu quando a biologia desmentiu a natureza especial do homem e o relegou à posição de mero descendente do mundo animal". 

Sigmund Freud, médico neurologista, fundador da psicanálise.

"É um problema bem sério associar Darwin com qualquer espécie de Teísmo ou Ateísmo. Sei que isso é bem comum entre o senso comum, mas sobre senso comum não se constrói um pensamento sério...
A Teoria da Evolução não confrontou a Teoria do Criacionismo... mesmo Darwin nunca escreveu uma só linha sobre isso. Darwin, como um método científico, tinha clareza das limitação da ciência...
A Ciência se limita a propor teorias relacionadas as causas mecânicas das coisas, ou seja, ela tenta explicar os mecanismos dos acontecimentos naturais ou sociais...
Hobbes, o pai do contratualismo, em pleno sécula XVI escreveu sobre a natureza humana e sobre o o nascimento da sociedade. Hobbes tinha um conceito de homem em estado natural, que era um homem com liberdade plena. Se, por ser livre, o homem era senhor de tudo, então ele era senhor da vida de outros homens. Como todos seriam livres, o estado de natureza resultaria em uma guerra constante.
Interessante essa posição de Hobbes, em pleno século XVI tendo uma concepção de natureza humana totalmente desvinculada da religião. O próprio Darwin chegou a escrever que nenhuma de suas teorias negavam a idéia de Deus. Já que a ciência descreve a causa mecânica das coisas, mas nunca pode dizer nada sobre a causa racional do universo, nem mesmo estipular sobre a existência ou não desta causa racional. Está fora do alcance da ciência. Não desmente a bíblia, assim como não desmente os vedas, nem os mitos gregos ou siberianos. A bíblia está escrita em outra linguagem, qualquer tentativa de extrair da bíblia algum conhecimento científico é uma tentativa que, já na própria idéia está errada.
Há uma certa interpretação da bíblia, por exemplo, que é muito semelhante com a teoria do Big Bang. E é óbvio que a ciência, por ser feita por cientistas, também pode ser contaminada com concepções religiosas. Sobre o propósito do homem aqui na terra a ciência nada tem a nos dizer, ela se limita em dizer como de fato é a vida do homem na terra, não se pode extrair nenhum valor moral do conhecimento científico."
Anônimo.

"É uma das ideias mais poderosas que já ocorreram a mente humana. A ideia é "Evolução por Seleção Natural". E o gênio que a pensou foi Charles Darwin. Eu sou biólogo, e Darwin tem sido uma inspiração para mim por toda a minha carreira. Sua obra prima "A Origem das Espécies", foi publicada há cento e cinquenta anos, e ela mudou para sempre a nossa visão em relação ao mundo e o nosso lugar nele. O que Darwin alcançou, foi nada menos que uma completa explicação da complexidade e diversidade de toda a vida. E ainda é uma das ideias mais simples que alguém já teve."
Richard Dawkins, biólogo, zoólogo, etólogo, evolucionista e escritor de divulgação científica e ex-professor de Oxford.

"Creio não pertencer a Darwin, muito menos a nós, o direito e a capacidade de explicar a existência ou não de Deus. Não acredito nele, mas não sou categórico em afirmar que não existe. Acho que é muita arrogância. Quanto aos que não acreditam, vocês não podem, e nem devem, colocar a Teoria Evolucionista como a tentativa de provar a inexistência de Deus. Ela procura explicar os mecanismos e padrões das espécies, de como evoluíram, porque algumas pereceram e outras vingaram, e não se foi Deus quem criou o Universo, se a vida tem um significado, ou se somos apenas uma coincidência cósmica. A vocês religiosos fervorosos, indignados que um sujeito do século XIX tenha tentado trazer um pouco de luz à nossa vida, e explicações científicas para algumas coisas da natureza, talvez devessem ler o livro de Darwin, pois posso garantir, com algum grau de certeza, que a obra não foi nem sequer folheada por muitos de seus críticos."

Allan Kira.

"É perfeitamente possível acreditar na (R)evolução e ter alguma religião. A ciência é honesta e clara, e está disposta ao debate e esta anciosamente esperando por quem venha com as contra-provas, afinal será assim que poderemos nos chamar de civilizados. Choradeira sem prova, não vale. E podem ir aumentado o coro dos amigos e admiradores do Adauto Lourenco, o maior picareta criacionista que nossa bendita nação gerou."
Caio Santana

"Quando a religião chamou para sí o papel de conhecedora de todos os mistérios do universo, causou grandes injustiças e um grande mal para a humanidade, negando verdades hoje provadas pela ciência. O que me assusta, é que o mesmo erro que a religião cometeu no passado a ciência está cometendo hoje, tentando tornar toda a complexidade do universo uma coisa óbvia, que pode ser explicada com experimentos em laboratórios e deixando de levar em consideração um pensamento filosófico e existencial de uma força criadora. Sou leigo,mas leio muito, e se a mente científica mais brilhante que já existiu (Albert Einstein) teve a humildade de reconhecer que não se pode explicar a complexidade universal em laboratórios, para mim é algo bem mais racional.A ciência é maravilhosa, cura muitas doenças, permite que filhos, irmãos, pais, mães que são o sentido de nossas vidas fiquem mais tempo conosco, porém me assusta como às vezes tentam tornar tudo facilmente explicável. Para o bem da humanidade, que sempre exista entre os cientistas pessoas com ideais e sentimentos, como Albert Sabin, que não destruiu um único embrião para salvar milhões de vidas da paralisia infantil. Para o nosso bem, e para que tudo continue bem, PEÇO AS PESSOAS QUE TRABALHAM NOS LABORATÓRIOS, PARA QUE NÃO ACHEM QUE TEM AS CHAVES DO UNIVERSO, PORQUE ESTAREMOS PERDIDOS."
Paulo Sérgio

"Eu tenho a minha própria teoria da evolução: Os seres precisaram e intuíram, e desejaram as mudanças, (para poderem sobreviver) estas se memorizaram em cada celula, depois passando aos genes macho e fêmea, e a geração futura materializava o que se havia desejado dos dois lados. (claro com a permissão de Deus, que concedia o que pediam, e aniquilando caso necessário)."
Amaury Santucci Bravo, teísta.
 

"Sinto muito se as pessoas se contentam com a idéia de ter tido sua origem numa ameba de uma lago perdido, de um passado distante, aonde o caos da força irracional da natureza, deu os primeiros passos (ou melhor: as primeiras braçadas rumo à terra) para criar seres com poderes e habilidades que elas mesmas não tinham. Só pessoas com organismos mentais fracos para aceitar uma besteira de astronômica irracionalidade como esta. Eu estou fora, independente de ser religioso ou não! Inventem outra estória, essa já nasceu caduca e louca! O criacionismo incomoda porquê é ético, moral e legislativo - porquê se existe leis existe um Legislador - o evolucionismo em última análise é a "libertação " para se viver os prazeres da carne e gozar a vida, mesmo que isso tenha que custar a vida de nossos próximos, conforme foi introduzida no campo social as doutrinas da seleção natural darwiniana e que Hitler e outros eugenistas como Stalin, Lenin, Marx, Engel, Huxlei, etc, etc conseguiram fazer sua transposição."
José Nunes Rodrigues Filho, teísta.

"A discussão se Deus criou os seres vivos ja foi refutada há mais de 80 anos com a síntese Neodarwinista, que foi o entendimento da única grande lacuna da Evolução: a descendência dos caracteres, através do genoma. Os cientistas sérios não discutem mais se o Neodarwinismo é fato ou não, (é fato) discute-se como detalhadamente ocorre. As pessoas que promovem uma falsa discussão Criacionista x Evolucionista são as nascidas e doutrinadas em alguma fé religiosa, e isso inclui alguns cientistas. O mesmo ocorre com o vitalismo, onde a discussão sobre a sua plausabilidade acabou antes da década de 50. Hoje ficou bem estabelecido que o Organicismo é a melhor 'teoria' que se tem, para explicar a vida. A palavra teoria, só pra constar, usada na ciência, possui um significado diferente da palavra teoria usada no cotidiano. Cientificamente, uma teoria é um corpo de conhecimento baseado em muitas evidencias. Depois de muito tempo de testes, discussões, refutações, e provasões da teoria, ela pode ser considerada como fato. Isso ocorre com o Evolucionismo!"
Fernando Wons, biólogo.

"Tendo em vista a situação em que se encontra a sociedade humana em todo o planeta, independente de que etnia ou cultura se observa, revela uma superioridade destrutiva e maléfica ao que se pode concluir por bem-estar planetário. A humanidade, com sua consciência de sí mesma e do ambiente, está gradativamente se tornando escrava das ferramentas que cria. É comprovado por estudos sérios que a média de QI mundial tende a decair e já se encontra em sutil queda atualmente. A capacidade de armazenamento de informações está comprometida pela facilidade com que temos acesso à registros de conhecimento. A necessidade de raciocinar e planejar eventos é contaminada pela comodidade que a tecnologia oferece. Estudos japoneses sobre a memória de chimpanzés comprovou que a humanidade está muito abaixo da capacidade dos símios estudados na questão de resposta imediata a estímulos curtos. Isso porque o sistema usado no cérebro dos chimpanzés é muito mais eficiente que o humano, a memória fotográfica. É como imaginar um homem perdido na selva. Ele tem um smartphone e encontra seu caminho apenas recebendo instruções. Sente fome e busca no Google o que pode comer na floresta. Sente sede e verifica se haverá chuva nas próximas horas onde se encontra. Liga pra um resgate e evita o esforço físico pra chegar até sua salvação. As famílias com QI elevado em relação à média mundial estão tendo menos filhos, é um processo inverso no caso de famílias com QI reduzido. Em algumas centenas de anos, caso siga esse processo geral descrito, grande parte da população será formada por seres desprovidos de capacidade analítica de improviso, ao mesmo tempo em que a dependência às ferramentas será praticamente total. Então chega-se à pergunta: somos superiores e o ápice da evolução? Nosso cérebro privilegiado contém mesmo as respostas que nos definem como a resultante maior evolutiva de acordo com o caminho percorrido por nossa espécie? Talvez sejamos apenas uma anomalia que alcançou capacidade de interferir no ambiente externo de maneira intensa, porém sem a capacidade mínima de manter o curso de aprimoramento individual e, por extensão, coletivo. Talvez estejamos longe de ser exemplo para a teoria da origem das espécies. Não soa coerente que a evolução humana trabalhe a favor de sua própria extinção. No fim, os argumentos que definem quem é mais forte ou mais fraco na natureza possam ser revistos. Pois a mim, os golfinhos, cães, abelhas, formigas e tantos outros seres tratados como "inferiores" parecem muito mais evoluídos que o ser humano e integrados ao ambiente que os rodeia. 'Os homens... vão para uma área e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. A única forma de sobreviverem é indo para uma outra área. Há um outro organismo neste Planeta que segue o mesmo padrão... Um vírus.' - Agente Smith, Matrix."

Fernando Luiz.

2 comentários:

  1. É preciso referir que Darwin não se assumia como ateu; ele escreveu uma carta a um amigo em 1879:
    "Sejam quais forem as minhas convicções sobre este tema (religião), elas só pode ter importância para mim próprio. Mas, já que me perguntas, posso assegurar-te que o meu juízo sofre, amiúde, flutuações…Nas minhas maiores oscilações, nunca cheguei ao ateísmo no verdadeiro sentido da palavra, isto é, nunca cheguei a negar a existência de Deus."

    O blog continua com textos muito bons, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Evolucionismo não descarta a hipótese de existir um deus, só contradiz o criacionismo.
      E embora ele nunca tenha negado a existência de deus, acredito eu que tbm não tenha chegado a afirmar.

      Obrigada pelo elogio, espero que continue gostando. :)

      Excluir

Pesquisar este blog