quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Respeito não merecido.

   Desde muito nova, fui ensinada que devemos respeitar as opiniões e crenças alheias, que cada um tem o direito de acreditar e seguir o que quiser...

"- Eu tenho o direito de ter opinião!"
"- Então eu tenho o direito de achar que você não tem direito a ter opinião. CAI FORA!"

   Nessa "lei" que diz que temos que respeitar as crenças alheias, deveria haver uma cláusula dando exceções para alguns casos como extremismos, dogmatismos, ignorância.

   De vez em quando, presencio casos de desrespeito ao próximo, dos próprios que deveríamos respeitar sem questionar.
   A sociedade tem um respeito exagerado pela religião, muito menos merecedora que quaisquer outras questões, como homossexualismo e o desrespeito à mulher. Um exemplo disso é a dispensa de obrigações funcionais por não 'poder' trabalhar no sábado, como os adventistas. É um desrespeito para com quem tem que trabalhar.
   'De longe o meio mais fácil de se obter permissão para ser dispensado do serviço militar em tempos de guerra é por motivos religiosos. Você pode ser um filósofo brilhante da moralidade, com uma tese de doutorado premiada sobre os males da guerra, e mesmo assim pode ter dificuldade diante dos avaliadores para ser dispensado por motivos de consciência. Mas, se você disser que seus pais são quakers, consegue fácil, mesmo que seja completamente iletrado e desarticulado quanto à teoria do pacifismo ou até quanto ao próprio quakerismo.' Richard Dawkins.

   Como podem as religiões exigirem respeito quanto às suas crenças, sendo que muitas coisas que elas dizem ou fazem são dignas de desprezo?
   Como você pode dizer para mim 'Respeite minha religião', sendo que logo depois você me diz 'Vou rezar por você'? Não! Não reze por mim, Respeite minha descrença!
   Você não pode chegar pra mim e dizer 'Respeite minha crença' e depois me dizer 'Infelizmente, você irá para o Inferno quando Jesus voltar'. Respeite-me! Eu não acredito nisso, então não venha dizer o que você acha que acontecerá comigo. E, se Jesus virá buscar seus 'escolhidos', cadê o respeito dele pelas pessoas que simplesmente resolveram seguir outro caminho?

   Quer respeito? Então não siga uma religião que já matou milhões de pessoas, que te desrespeita roubando seu dinheito, que faz você ter preconceitos contra os diferentes. Saiba escolher seus ídolos de forma responsável e respeitosa. Não siga um deus que manda pessoas ao Inferno.

   Isso não cabe apenas à religião, mas abrange qualquer assunto pertinente ao nosso dia a dia.
Se os pais querem o respeito dos filhos, trate-os com dignidade, ensinando a boa educação.
Se o político quer o respeito do povo, não deixe que falte o que lhes foi prometido.
Se o marido e/ou esposa quer o respeito, não deixe que lhe falte a lealdade.

   Todavia, o assunto aqui destacado é a religião. Especialmente essa notícia lamentável de muçulmanos querendo decapitar um ateu. Essa notícia foi o motivo de eu querer escrever sobre respeito, pois ali está uma das provas de que religião não merece respeito. Será mesmo que eu devo respeitar esse caso de brutalidade, ameaça de assassinato e tamanha ignorância? Afinal, é a religião deles, e devemos respeitar a religião de todo mundo. Sério mesmo?
   Devo respeitar também um papa que ostenta riquezas absurdas, quando há pobreza, miséria e devastação por inúmeras partes do mundo?

   'Deve-se respeitar a religião do outro, mas só no mesmo sentido e na mesma proporção com que respeitamos sua teoria de que sua mulher é linda e que seus filhos são inteligentes." H. L. Mencken

   As pessoas saem por aí gritando o quanto têm direito, o quanto têm que ser respeitadas e já nem mesmo sabem o sentido disso tudo. Já não sabem mais o sentido de honra e dignidade. Respeito é algo que deve ser conquistado, merecido, e não um direito adquirido.

7 comentários:

  1. Normalmente, nós Ateus somos mais pacíficos, respeitamos mais os outros, somos mais honestos, entre várias outras coisas do que os crente. Não preciso nem citar exemplos. E ainda assim nós somos os filhos do Capeta e vamos todos para o Inferno.

    Ah, parabéns pelo novo Post. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do teu jeito de escrever, minha querida.

    Às vezes, é bom jogar palavras para desabafar e ver, no final, que formaram um bom texto.

    Continue escrevendo!

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É realmente assim que escrevo: jogando palavras para desabafar. Isso faz com que meus textos tenham minha característica.

      Feliz que tenha gostado. :)

      Excluir
  3. É realmente complexo não reagir com gravidade a uma invasão do espaço individual de discordar. Não faz parte do dogma religioso, em geral, abrir margem pra supor alguma realidade externa ou 'verdade diferente'. Isso foi bem claramente exposto no texto e, quem sabe, um religioso lendo algo tão direto e livre de interpretações erradas, repense sua ideia de que é um "guerreiro a serviço do seu deus e que todos os que discordam precisam ser salvos..."

    Ótimo texto, gostei e que venham os próximos. :)

    ResponderExcluir
  4. Legal. Só não concordo com a conclusão de desrespeitar a religião muçulmana porque os muçulmanos não respeitaram um ateu. Aí caímos no mesmo erro. O erro não foi eles serem religiosos, mas alguns deles serem intolerantes. Acho uma máxima muito digna a do respeito, e o defeito não está nela, mas em alguns religiosos que não a cumprem. Salve o respeito! :D

    ResponderExcluir
  5. Só precisamos entender que, para um islâmico, não ter a mesma crença é ser desrespeitoso. Portanto, acho meio complicado esta situação. O que acontece, sempre, numa discussão com um islâmico é ele se fechar, dizer "ó, está tudo bem, cada um é livre", mas no fundo ele não está prestando a atenção desde o momento que você discordou dele. É bem costumeiro esta posição.

    ps: excelente texto. :D

    ResponderExcluir
  6. Talvez ser tolerante não está no livrinho sagrado deles.
    Texto muito bom.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog